Perguntas Frequentes

Não se trata de um novo sistema de alertas, mas um esforço para potencializar a usabilidade e eficácia dos alertas já gerados. Essa proposta é uma construção coletiva baseada em consulta com os usuários (MMA, IBAMA, SFB, ICMBio, MPF, etc) e provedores de alertas (INPE, Universidade de Maryland, IMAZON, Censipam, ISA etc).

Em geral, os sistemas existentes identificam os alertas a partir da análise em larga escala de imagens de satélite de média resolução (10 a 80 m de resolução). Essas imagens têm frequência de revisita semanal ou quinzenal e permitem identificar os alertas de desmatamento, mas sem muitas opções para análise no nível de propriedades rurais, tendo em vista a resolução espacial e a baixa frequência de aquisição das imagens. 

No MapBiomas Alerta, os alertas de desmatamento produzidos pelas diversas iniciativas de monitoramento são reunidos, validados e refinados a partir de  imagens diárias com 3 m de resolução. Cada alerta gerado é acompanhado por uma imagem de alta resolução de antes e depois do desmatamento, produzindo efeito semelhante à foto da placa do veículo em autos de infração de trânsito.

Sim. Todos os alertas processados e publicados pelo MapBiomas Alerta passam por rigoroso processo de verificação. São três etapas: pré-validação, validação e auditoria.

  • Pré-Validação – inclui duas etapas. A primeira é feita de forma automatizada eliminando todos os alertas que se sobrepõem com áreas de reflorestamento e agricultura presentes nos mapas anuais do MapBiomas ou que já tenham sido detectados nos levantamentos anteriores. Após este processo, os alertas mantidos são avaliados visualmente com o suporte dos mosaicos mensais de alta resolução Planet (imagens com 3 m de resolução) e é feita a seleção nas imagens diárias do melhor par de imagens de satélite disponíveis para representar o momento anterior e posterior ao desmatamento. Nesse momento, ocorre o descarte da fração de alertas que correspondem a casos de falsos positivos, com o registro correspondente do motivo da rejeição (silvicultura, agricultura, sazonalidade, etc.). 
  • Validação – a validação é realizada no momento de coleta de amostras para classificação e refinamento do polígono desmatado nas imagens de alta resolução. O técnico pode descartar casos de falsos positivos, com o registro correspondente do motivo da rejeição (silvicultura, agricultura, sazonalidade, etc.)..   
  • Auditoria – cada alerta refinado passa por um processo de auditoria feito por um supervisor técnico de cada bioma. Nesta etapa, avalia-se a eventual necessidade de refazer algum ajuste antes da publicação final dos alertas refinados.

São utilizadas imagens diárias com 3 m de resolução e aquisição diária, oriundas da constelação PlanetScope com  200+ microssatélites.

A maioria dos polígonos de alertas de desmatamento validados pelo MapBiomas é produzida a partir do treinamento de algoritmos de aprendizagem de máquina. Esses algoritmos capturam detalhes da geometria dos polígonos de desmatamento e as alterações da cobertura natural. Durante o refinamento  dos alertas, são realizadas operações que suavizam o perímetro e reduzem o máximo possível o excesso de vértices/cantos.

A versão beta dos dados foi publicada a partir de 11/2018. Desde 01/2019, todos os alertas das fontes utilizadas são avaliados e publicados.

Os alertas validados são publicados semanalmente na plataforma MapBiomas Alerta, geralmente a cada terça-feira.

Vetores de pressão são as prováveis atividades econômicas ou de expansão urbana que levaram ao desmatamento. Em 2021, o processo de validação passou a incluir na análise quais são os vetores de pressão, como agropecuária, garimpo, mineração, expansão urbana e outros. Também teve início o processo de identificar a pressão pela construção de usinas eólicas e solares no Brasil, principalmente na região Nordeste.

O Laudo do alerta é um documento gerado de forma automatizada na plataforma do MapBiomas Alerta e agrega informações técnicas sobre o alerta, permitindo análise direta e rápida sobre a localização, as datas prováveis do desmatamento e cruzamentos territoriais/fundiários relevantes, como propriedades rurais (limites do Cadastro Ambiental Rural - CAR) e áreas protegidas, entre outros. Esse documento serve para agilizar e facilitar a análise e a realização de ações pelos órgãos responsáveis. Ao cruzar com uma propriedade CAR, é possível gerar laudos específicos do cruzamento com o alerta e as imagens em alta resolução de antes e depois do desmatamento, seguido por informações complementares, como: 

  • sobreposição do alerta de desmatamento com áreas protegidas (Unidades de Conservação e Territórios Indígenas), assentamentos, APP (Área de Preservação Permanente),RL (Reserva Legal), nascentes, etc;
  • sobreposição do alerta com áreas de Autorização de Supressão da Vegetação Nativa, Embargos e Plano de Manejo Florestal;
  • histórico do uso e cobertura da terra no MapBiomas dos últimos anos;
  • memorial descritivo do alerta;
  • metodologia;
  • fonte de dados.

Seguindo os dispositivos da Lei Geral de Proteção de Dados, Lei n.º 13.709/2018, os dados dos titulares dos imóveis cadastrados no CAR, como nome e CPF/CNPJ, não são disponibilizados na plataforma do MapBiomas Alerta e não estão disponíveis ao público no SICAR (Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural).

Esta função só pode ser atribuída aos órgãos governamentais competentes do SISNAMA (Sistema Nacional do Meio Ambiente). O laudo do alerta contém informações que podem subsidiar a identificação de indícios de ilegalidade nos desmatamentos, por exemplo: (i) identifica se há autorização de supressão de vegetação vigente associada à área desmatada registrada no banco de dados federal (SINAFLOR - Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais); (ii) identifica se há desmatamento em áreas declaradas como APP ou RL; (iii) identifica se há sobreposição com áreas protegidas; (iv) identifica se há sobreposição com áreas embargadas.

Todo o material é gratuito e aberto, está disponível no site https://plataforma.alerta.mapbiomas.org/ 

Sim. A plataforma permite o acesso aos alertas e laudos de diversas formas. É possível baixar os alertas como (i) arquivo Shapefile (.shp); (ii) os dados consolidados por ano, com informações do CAR, por uma planilha EXCEL; (iii) os laudos estão disponíveis em arquivos PDF; (iv) existe um plugin que acessa os alertas no QGIS; (v) e está disponível uma API pública que permite o acesso aos alertas, imagens e atributos, como um (serviço aberto para usuários cadastrados. Faça o seu cadastro aqui:

 https://plataforma.alerta.mapbiomas.org/sign-in ). 

O contato pode ser efetuado através do e-mail: suporte.alerta@mapbiomas.org.

Os dados do MapBiomas são públicos, abertos e gratuitos mediante a simples referência da fonte observando o seguinte formato abaixo.

"Projeto MapBiomas Alerta - Sistema de Validação e Refinamento de Alertas de Desmatamento com Imagens de Alta Resolução: [LINK] acessado em [data]"