4
MAPBIOMAS
RAD | 2024
AGRADECIMENTOS
A todas as instituições co-criadoras do MapBio-mas Alerta e a todos os analistas que trabalha-ram incansavelmente para avaliar dezenas de milhares de alertas de desmatamento – em especial, aos que coordenaram os trabalhos nos biomas: Edu-ardo Vélez, Natalia Crusco, Nerivaldo Afonso, Eduardo Rosa, Roberta Rocha, Larissa Amorim, e Lana Teixei-ra. Todas as instituições e os analistas membros das equipes estão listados no Apêndice 1 e em http://alerta.mapbiomas.org/team.
Aos desenvolvedores, que colocaram em funcionamen-to as ferramentas que possibilitaram criar o MapBio-mas Alerta, em especial: João Siqueira, Rafael Guerra, Leandro Leal, Luiz Cortinhas, Luã Vilela Marques, Jairo Matos Da Rocha, Sérgio Oliveira e Glauco Munsberg. Aos parceiros que trabalham no constante melhora-mento das bases de dados, em especial Ana Paula Val-diones, Vinicius Silgueiro, Weslei Butturi e Marcondes Coelho-Junior (Instituto Centro de Vida - ICV), e Bruna Menani (Brasil.io).
Às equipes do INPE, IMAZON, Universidade de Maryland, ISA, Geodatin, UEFS, ArcPlan, IPAM, SOS Mata Atlân-tica, SOS Pantanal, GeoKarten e UFRGS, pela produ-ção dos sistemas de detecção do desmatamento, que são a matéria-prima fundamental para o trabalho do
MapBiomas Alerta, em especial, aos coordenadores desses sistemas: Cláudio Almeida, Carlos Souza, Mat-thew Hansen, Ricardo Abad, Washington Rocha, Ane Alencar e Marcos Rosa.
Aos servidores do Governo Federal, Ministérios Públicos, Tribunais de Contas, Órgãos Estaduais de Meio Am-biente, parceiros de organizações da sociedade civil e universidades, usuários e fornecedores de dados, que participam e contribuem com ideias, sugestões e de-mandas, que servem de estímulo para que a equipe do MapBiomas Alerta continue trabalhando no me-lhoramento contínuo da ferramenta.
Aos nossos financiadores, pelo apoio decisivo para via-bilizar o projeto MapBiomas em 2024: Instituto Ala-na, Climate and Land Use Alliance (CLUA), Woods & Wayside International (WWI), Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT) Instituto Arapyaú, Fundo Amazônia, Instituto Clima e Sociedade (iCS), Iniciativa Internacional de Clima e Florestas da Noruega (NICFI), Quadracture Climate Foundation (QCF), Montepelier Foundation, Mulago Foundation, Walmart Foundation (EUA), Sequoia Climate Foundation, Skoll Foundation, Walmart, Carrefour, JBS e Marfrig. Financiadores via Audacious project: Ballmer Group, Sea Grape Founda-tion, Valhalla Foundation, Waverley Foundation, Yield
Giving, The Pathwork Collective and The Overbrook Foundation.
À SCCON/Planet, pela parceria na construção de uma plataforma customizada para operar o processo de seleção das imagens de satélite de alta resolução uti-lizadas na validação e refinamento dos alertas de des-matamento.
À Google, pelo apoio com a infraestrutura de proces-samento e armazenamento de dados que tem possi-bilitado o trabalho em rede do MapBiomas.
Ao IBAMA e ao Serviço Florestal Brasileiro, pelo forne-cimento dos webservices de acesso às bases do CAR e SINAFLOR, fundamentais para produzir os laudos customizados.
Ao ICV, Brasil.IO e IDS pela parceria no avanço da análi-se das ações de combate ao desmatamento derivadas dos alertas validados pelo MapBiomas Alerta.
Ao Instituto Arapyaú e ao IAMap (Instituto de Apoio ao MapBiomas), pelo apoio institucional, administrativo, jurídico e financeiro indispensável para organizar a rede de trabalho do MapBiomas.