SOBRE O MAPBIOMAS

O MapBiomas é uma rede colaborativa, formada por ONGs, universidades e startups de tecnologia. Produzimos mapeamento anual da cobertura e uso da terra e monitoramos a superfície de água e cicatrizes de fogo mensalmente com dados a partir de 1985. Também validamos e elaboramos relatórios para cada evento de desmatamento detectado no Brasil desde janeiro de 2019, por meio do MapBiomas Alerta.  Todos os dados e métodos são disponibilizados de forma pública, aberta e gratuita.

Para conhecer mais acesse: www.mapbiomas.org

SOBRE A INICIATIVA  MAPBIOMAS ALERTA

A iniciativa MapBiomas Alerta é um sistema de validação e refinamento de alertas de desmatamento com imagens de satélite de alta resolução (Planet 3,7m). 

Na plataforma do MapBiomas Alerta, publicamos alertas provenientes de diversos sistemas de detecção para todos os biomas do Brasil. Realizamos a validação, refinamento e definição de uma janela temporal para cada evento de desmatamento, além de realizar o cruzamento espacial com informações territoriais relevantes (ex. município, imóveis rurais, áreas protegidas, autorizações de supressão de vegetação, embargos, etc.). 

Para cada alerta publicado, disponibilizamos um laudo pronto detalhado de forma aberta e gratuita. A iniciativa MapBiomas Alerta publica toda e qualquer perda de vegetação nativa, sem avaliação de legalidade, regularidade ou responsabilidade sobre a supressão da vegetação.

NOSSO PROPÓSITO

Revelar as transformações do território brasileiro por meio da ciência, com precisão, agilidade e qualidade, e tornar acessível o conhecimento sobre a cobertura e o uso da terra, para buscar a conservação e o manejo sustentável dos recursos naturais, como forma de combate às mudanças climáticas.

Nosso objetivo no MapBiomas Alerta  é monitorar e tornar público cada evento de desmatamento ou conversão de vegetação nativa no Brasil. 

Ressaltamos que o MapBiomas Alerta não é mais um sistema de detecção de alertas de desmatamento, mas sim um esforço para dar certeza e potencializar a usabilidade e eficácia dos alertas já gerados pelos diversos sistemas existentes.
Os dados produzidos são públicos e gratuitos e podem ser acessados na plataforma:  https://plataforma.alerta.mapbiomas.org/