Sim. Todos os alertas processados e publicados pelo MapBiomas Alerta passam por rigoroso processo de verificação. São três etapas: pré-validação, validação e auditoria.
- Pré-Validação – inclui duas etapas. A primeira é feita de forma automatizada eliminando todos os alertas que se sobrepõem com áreas de reflorestamento e agricultura presentes nos mapas anuais do MapBiomas ou que já tenham sido detectados nos levantamentos anteriores. Após este processo, os alertas mantidos são avaliados visualmente com o suporte dos mosaicos mensais de alta resolução Planet (imagens com 3 m de resolução) e é feita a seleção nas imagens diárias do melhor par de imagens de satélite disponíveis para representar o momento anterior e posterior ao desmatamento. Nesse momento, ocorre o descarte da fração de alertas que correspondem a casos de falsos positivos, com o registro correspondente do motivo da rejeição (silvicultura, agricultura, sazonalidade, etc.).
- Validação – a validação é realizada no momento de coleta de amostras para classificação e refinamento do polígono desmatado nas imagens de alta resolução. O técnico pode descartar casos de falsos positivos, com o registro correspondente do motivo da rejeição (silvicultura, agricultura, sazonalidade, etc.)..
- Auditoria – cada alerta refinado passa por um processo de auditoria feito por um supervisor técnico de cada bioma. Nesta etapa, avalia-se a eventual necessidade de refazer algum ajuste antes da publicação final dos alertas refinados.
Detalhes sobre a metodologia de validação e publicação dos alertas estão disponíveis neste link: https://alerta.mapbiomas.org/metodo-mapbiomas-alerta/